Nível do Rio Tocantins volta a cair

Mesmo com o início do período chuvoso, o nível do Rio ainda se mantém instável

Rio Tocantins já chegou a medir 2,77m abaixo de zero, marca que preocupou a população e prejudicou o abastecimento de água. (Foto: Stephanne Menezes)
Rio Tocantins já chegou a medir 2,77m abaixo de zero, marca que preocupou a população e prejudicou o abastecimento de água. (Foto: Stephanne Menezes)

O nível do Rio Tocantins, que já chegou a condições assustadoras, voltou a cair nos últimos dias. Agora, o Rio está com 0,18 cm acima da marca zero e, alguns bancos de areia já podem ser vistos.

No início de dezembro, às aguas do Tocantins ficaram, pela primeira vez em meses, acima da marca zero, subindo 2,11m. E mesmo com o início do período chuvoso, o nível continua instável.

“O Rio na semana passada estava com 1,10m acima e agora está com 0.18cm. Hoje, não estamos numa situação tão confortável, mas, está boa comparado há alguns meses”, conta o superintendente da defesa civil, Josiano Galvão.

O nível do Rio já chegou a medir 2,77m abaixo de zero, deixando inclusive o abastecimento de água na cidade de Imperatriz prejudicado.

Segundo Josiano, as chuvas cessaram nas cabeceiras nos últimos dias. “As chuvas diminuíram tem uns dez dias, mas, no prazo de 48h a 72h a previsão é de bastante chuva, então está previsto a subida do nível nos próximos dias”, conta Galvão.

A vazão da hidrelétrica de Estreito, nesta quarta-feira (03), foi de mil cento e vinte três metros³ por segundo. A previsão é que nas próximas 72 horas a vazão seja de mil e setecentos e cinquenta e oito metros³ por segundo.

A defesa civil realiza o monitoramento diário do nível do Rio. “Nós estamos nesta situação de oscilação até entrar para valer o período chuvoso. Depois disso, o nível se manterá estável”, afirma Josiano Galvão.

Correio Popular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *