Milhares de candidatos lotaram escolas neste domingo para o concurso da Polícia Militar do Maranhão

Da região do Médio Mearim, especificamente da cidade de Pedreiras, Driele Bispo, de 29 anos , encontrou no concurso a chance de sair da estatística de pessoas desempregadas no país. Foto: Karlos Geromy/Secap

Exatas 3 horas e 30 minutos para colocar no papel o que absorveram do conteúdo programático do edital para o concurso da Polícia Militar do Maranhão. Esse foi o tempo que milhares de candidatos à carreira de soldado do quadro de praça e para 1°Tenente do quadro de Oficiais da Saúde tiveram para fidelizar uma das 1.214 vagas ofertadas pelo Governo do Estado, para a Polícia Militar do Maranhão (PMMA). As provas ocorreram neste domingo(17) em dois turnos. O gabarito será divulgado no dia 19 dezembro, às 19h. O resultado final será publicado dia 9 de janeiro de 2018.

As provas objetivas para os cargos de nível superior ocorreram pela manhã, começando às 8 horas. Neste turno, ocorreu o absenteísmo (ausência de candidatos no processo) de 11.81% dos 1.643 inscritos para o cago de 1º Tenente. O que representa 194 faltosos. Para este cargo estão sendo oferecidas 43 vagas.

Já as provas de nível médio, para carreira de soldado, começaram às 15 horas, e ocorreu tudo dentro da normalidade. Foram 101. 095 inscritos para este cargo. Sendo ofertada 1.171 vagas e com 4,18% de faltosos.

As provas foram aplicadas nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias e Teresina (PI). As três primeiras cidades foram definidas no edital do concurso para receber os exames. Já a capital piauiense foi incluída devido à grande quantidade de inscritos em Caxias, de acordo com o Cespe/Cebrape, organizador do certame. O edital do concurso autorizava essa hipótese de alteração de localidade.

Para que tudo ocorresse bem, durante todo o domingo, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Patrimônio dos Servidores (Segep) e a organização do concurso realizaram reuniões para debater sobre as metodologias do certame “A gente teve uma grande preparação nos últimos meses. Na última quinta-feira (15) tivemos uma reunião com todos os envolvidos, Polícia Militar, Bombeiros, Detran, SMTT, com um grande aparato para a realização do concurso“, garantiu a secretária de Estado da Gestão e Patrimônio dos Servidores, Lílian Guimarães.

Das vagas

O concurso PMMA formará também cadastro de reserva, o que totaliza um total de 3.667 vagas em todo o Estado, sendo 1.214 imediatas e 2.454 para formação de cadastro reserva (CR). Do total de ofertas em disputa, 5% são exclusivas a negros e 5% a pessoas com deficiência. Destinada a candidatos com ensino médio e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “A” ou “B”, a carreira de soldado (1.171 postos + 2.400 CR) paga R$ 4.019,62.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *