Maranhão e China avançam nas negociações para siderúrgica

O Governo do Estado e a empresa CBSteel assinaram, na segunda-feira, contrato que visa projeto siderúrgico no Maranhão

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Visitas a empresas vinculadas a setores que atuam no desenvolvimento de estados brasileiros com o perfil do Maranhão, assinatura de documentos que celebram a contratação de serviços da empresa de siderurgia CBSteel em nosso estado e encontro com empresários. Todos estes eventos marcaram o primeiro dia da missão maranhense à China. O vice-governador Carlos Brandão e sua comitiva estarão durante toda esta semana envolvidos com tratativas para aproximar ainda mais as relações entre Maranhão e China.

Fazem parte da comitiva maranhense no país asiático o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho; o subsecretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Expedito Júnior; o auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, Jomar Fernandes; a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo; o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo; o representante da SINDSCONSTRUCIVIL, Sutelino Neto; e o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Celso Gonçalo.

A comitiva está cumprindo uma agenda previamente elaborada pelas equipes maranhense e chinesa, a fim de que as trocas de experiências e as potencialidades de cada localidade sejam discutidas; havendo, assim, uma cooperação mútua entre o Maranhão e a China.

Avanço nas negociações

O Governo do Estado e a empresa CBSteel assinaram, na segunda-feira, contrato que visa projeto siderúrgico no Maranhão, além de um memorando de entendimento sobre a construção de uma cidade inteligente na região da cidade de Bacabeira. A prefeita da cidade, Fernanda Gonçalo, participou da celebração do empreendimento, que também contará com a empresa CCCC em boa parte de sua concepção e construção.

Para que se mantenha esse acordo, deverão ser consideradas as condições previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, ao longo de todo o processo de instalação e execução do polo siderúrgico em nosso estado.

“Temos mantido a preocupação e a cautela de observar cada passo desse projeto para o Maranhão. A expectativa de todos é a de que em breve anunciemos oficialmente este empreendimento”, garantiu o vice-governador Carlos Brandão.

O mesmo sentimento é partilhado pelos chineses. “Ao avançarmos mais essa etapa, crescem as expectativas e contentamento. Construímos uma relação de amizade e respeito que deve culminar em uma grande realização para o Brasil e para a China”, avaliou o CEO da empresa CBSteeL, Zhang Shengsheng.

Nos próximos meses, os chineses devem retornar ao Maranhão para que ainda este ano CBSteel, Governo do Maranhão e Prefeitura de Bacabeira concretizem o projeto.

Outras parcerias

Os primeiros dias de missão do Maranhão na China também têm sido marcados por agendas voltadas para busca de novos empreendimentos. A delegação maranhense foi recebida pela companhia Linuo, referência em comércio internacional da energia solar e de outros campos da energia renovável e pela empresa Inspur, destaque em tecnologia da informação eletrônica.

Carlos Brandão e sua comitiva participaram, ainda, de um encontro com Sun Ye Bao, vice-diretor do escritório de Assuntos Estrangeiros da província de Shandong. Juntos, dialogaram sobre a parceria entre Maranhão e Shandong nos campos da fabricação, agricultura no ramo da tecnologia, treinamento e produção verde, processamento de produtos agrícolas, máquinas agrícolas e fertilizantes, produtos relativos à pesca e hortifruti, fertilização formulada, planejamento em tecnologia avançada em agricultura e também produção de agrotóxicos.

“A visita do vice-governador do Maranhão melhorará as possibilidades de relacionamento entre os países, promovendo a cooperação pragmática em diversas áreas”, resumiu Sun.

Conversa entre vice-governadores

Carlos Brandão também foi recebido pelo vice-governador da província de Shandong, Sun Licheng. Eles aproveitaram a oportunidade para estreitar os canais de comunicação, fortalecendo as áreas comerciais e de investimentos entre o Maranhão e a província de Shandong.

Com este mesmo intuito, o vice-governador do Maranhão foi recebido por Liu Dongbo, chefe do Partido na cidade de Qufu e por Li Li, diretora de Assuntos internacionais e do escritório de assuntos chineses no exterior do governo municipal de Jinan.

Fonte: Governo do Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *