6º Campeonato Maranhense de Kitesurf começa neste fim de semana, em São Luís

No sábado (21) e domingo (22), a orla da capital maranhense ficará mais encantadora e exuberante, com o colorido dos kites.

Um dos eventos esportivos mais esperados do ano, finalmente chegou! Neste fim de semana, começa a 6ª edição do Campeonato Maranhense de Kitesurf. A primeira etapa da competição acontece neste sábado (21) e domingo (22), onde mais de 100 atletas vão deixar a orla da capital maranhense mais colorida e exuberante.As demais etapas do evento ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro e 9 e 10 de dezembro.

O megaevento esportivo, que é produzido e promovido pela Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), contará com disputas de quatro downwinds, cerca de 12 regatas do grupo masculino e oito regatas do grupo feminino, o que deixará a competição mais empolgante.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

E esse evento incrível só é possível com a organização da AVEMA e apoio dos patrocinadores: Governo do Estado do Maranhão, Mateus Supermercados, Uv. Line, Shopping da Ilha, Farmárcia de Manipulação Botica, e Okp. Além da colaboração de todos os atletas e profissionais do Kitesurf da Ilha!

Segundo os organizadores do Campeonato, todos os anos há inovações no evento e, desta vez, a novidade na competição é o Twin Tip Race, do qual participarão apenas os 10 melhores colocados de cada categoria. O TTRace é um slalom com obstáculos, modalidade incluída nos jogos mundiais da Juventude.

Outra novidade é o número limitado de atletas: 114! Sendo que apenas os 10 melhores das 5 categorias irão participar da Golden Race, a maratona que definirá o Rei e a Rainha da praia.

Para participar do 6º Campeonato Maranhense de Kitesurf basta se inscrever pelo site: http://okp.com.br/campeonato-maranhense-de-kitesurf/. As inscrições poderão ser feitas até às 16h desta sexta-feira (20) ou até completar o número total de vagas.

O esporte

O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma pranchinha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), o qual funciona como uma asa impulsionada pelo vento. Além de ser um esporte incrível de praticar, vale muito a pena, também, assistir as competições, que acontecem na belíssima orla de São Luís.

Sobre as modalidades do kitesurf

A Downwind é uma corrida a favor do vento, com largada na praia do Olho d’-Água, na OKP, em direção à praia de São Marcos, como portal de chegada em frente à barraca Milhas. Já a Regata Bidirecional é a corrida em circuito, contra e a favor do vento.

Segurança nas competições

Em todas as edições do Campeonato Maranhense de Kitesurf, a AVEMA sempre busca promover a segurança dos competidores. Neste ano, o evento vai contar mais uma vez com a presença do Corpo de Bombeiros,para garantir a segurança dos atletas.Além disso, todas as largadas e chegadas das regatas serão embarcadas e será obrigatório o uso do colete e do leash de segurança das pipas.

Outra novidade, é que a competição terá a mesma comissão de regata do Campeonato Brasileiro. As largadas das regatas serão sinalizadas com as bandeiras oficiais das competições nacionais, para profissionalizar os atletas. Desse modo, os competidores ficarão aptos a participarem de eventos nacionais, tendo conhecimento sobre o procedimento correto a ser seguido. Haverá, ainda, boias profissionais para as regatas, no estilo piramidal.

Veja a programação completa do Campeonato

Dia 21/10 – Sábado

Atletas à disposição da comissão de Regata às 10h na OKP (Olho D´Água)

DW largada na OKP e chegada na barraca Milhas na Litorânea!

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 22/10 – Domingo

Atletas à disposição da comissão de Regata às 10:00na OKP

DW largada na OKP (Olho D´Água), chegada na barraca Milhas na Litorânea!

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 25/11 – Sábado

Atletas à disposição da comissão de Regata às 13h OKP (Olho D´Água)

DW OKP x Milhas

Regata bidirecional

Aproximadamente às 14:30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 26/11 – Domingo

Atletas a disposição da comissão de Regata às 13h na OKP (Olho D´Água)

DW OKP x Milhas

Regata bidirecional

Aproximadamente às 14h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

Dia 09/12 – Sábado

TwinTipRace – TTR

Slalom bidirecional com obstáculos!

OKP

Atletas à disposição da comissão de Regata às 11h na OKP!

Sorteio das baterias com os cabeças de chave.

(cabeças de chave = os que estiverem em 1º lugar de suas categorias)

Dia 10/12 – Domingo

Golden Race

Atletas à disposição da comissão de Regata às 12h na OKP (Olho D´Água).

– Feminino saída da OKP até a Praia do Meio.

– Masculino até a Toca do trovão!

Nesta edição do campeonato maranhense, haverá um quadro de aviso oficial das competições, sendo que os resultados serão divulgados cerca de 1 hora depois das provas concluídas. O quadro de avisos estará fixado na Barraca Milhas.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: http://okp.com.br/programacao-6o-campeonato-maranhense-de-kitesurf/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *